Gotham: resumo comentado da 1ª temporada e do primeiro episodio da 2ª temporada
escrito por #costantine e com a revisão do #oraculo
Gotham é uma série do universo da DC, que conta as origens do Batman, Jim Gordon e seus principais vilões. Gira em torno do policial Jim Gordon, que foi para Gotham City combater o crime, seu sonho é instalar a ordem e a justiça aos seus cidadãos, porém, na prática, verá que não será tão fácil ver seu sonho realizado, uma vez que a máfia reina na cidade.
É nesse momento que nos deparamos com os futuros e principais inimigos do Batman: Pinguim, Mulher gato, Charada, entre outros, que estão em processo de desenvolvimento de suas qualidade maquiavélicas.
A série mostra a infância de Bruce Wayne, logo após o assassinato de seus pais. O policial JG e seu amigo "Havey", são designados a cuidar do caso, e Jim cria uma conexão com o pequeno Bruce, prometendo-lhe descobrir quem assassinou seus pais.
Por ser uma série focada no Jim, a 1a temporada mostra sua luta ao tentar combater a máfia na cidade, chefiada por Carmine Falcone, também conhecido como "O Romano", chefe da mais poderosa família de mafiosos de Gotham City e contra todos os negócios ilícitos da cidade. Três vilões têm grande destaque nessa temporada:
a Mulher gato, Celina, é apresentada ainda criança, mas que desde o começo mostra a que veio, cheia de artimanhas, perspicácia e esperteza. Figura importante no assassinato dos Wayne, pois presenciou o crime.
O Pinguim, Oswald Cobblepot, que começa como mordomo de Fishr que tem a ambição de se tornar o Rei de Gotham. Um dos vilões mais emblemáticos do universo do Batman, no começo é visto como assassino sanguinário e atualmente, em várias histórias aparece como grande mafioso.
E o Charada, Edward Nashton, no 1º momento é um mero médico legista da polícia de Gotham que adora enigmas, mas no decorrer da temporada vai se transformando no famoso lunático expert em charadas.
Não posso deixar de falar sobre o personagem Jerome, um jovem sociopata que aparece em um dos episódios, assassino de sua mãe, e que acaba criando, na minha opinião, uma das melhores cenas da 1a temporada, se mostrando um insano e louco, tudo que o Coringa dever ser (quem sabe).
A 2a temporada estreiou e terá foco, novamente, nos vilões, que para mim é o melhor da série. O que mais me surpreendeu, logo de início, foi mostrar o outro lado de JG, que para cumprir sua promessa com Bruce e acabar com o crime organizado em Gotham City, estará disposto a transgredir as leis, deixando seu lado bonzinho de lado, mas sofrendo com o peso na consciência.
Mostra como o Pinguim está controlando Gotham e que não está sendo fácil, já nem todos os membros da máfia estão dispostos a obedecê-lo, pois eram fiéis e temiam apenas a Falcone.
Achei estranha a cena com o personagem chamado Zaardon, que se intitula 'o devorador de almas'. Gordon o prende, e nesse meio tempo, há complicações, sendo demitido de seu cargo de policial.
Para conseguir voltar a ser policial, JG pede ajuda ao Pinguim, cobrando-lhe um favor, este se prontifica a ajudá-lo. Mas também, pede em troca um favor: cobrar uma dívida em seu nome, ou seja, fazer um trabalhinho sujo, ferindo a integridade de JG, que recusa de imediato. Porém, devido as circusntâncias, acaba cedendo e faz o que lhe é mandado com sucesso. Pinguim cumpre sua promessa, força o comissário Loeb a pedir demissão e JG é reinterado a força policial de Gotham City. Essa parte do episódio eu gostei muito, porque mostra que JG não será bom o tempo todo, vai ter que fazer o que for possível para acabar com o crime organizado. Genial e muito louca a cena do Edward Nashton, conversando com si mesmo, mostrando que aos poucos o Charada vai sendo criado em sua personalidade doentia, simplesmente foda.
Outro aspecto que achei interessante, é a forma como os produtores da série estão apresentando a relação do Bruce com o Alfred. Nesse episódio, eles continuam a investigação sobre a passagem secreta que encontraram na mansão, e que futuramente será a Batcaverna. Ao explodirem a porta, Bruce encontra uma carta de seu pai, cena bem comovente ao meu ver, e bem interessante, pois o pai de Bruce, lhe fala que se ele está lendo aquela carta é porque ele está morto, ou seja, ele já previa que iria morrer.. E há uma parte na carta, que ele fala para o filho lutar e ser um herói, caso ele queira, caso sinta um 'chamado' (meus feels kara )
Gostei muito do núcleo Arkram, com todos aqueles criminosos insanos, com diálogos perfeitos e a perfeita atuação do ator que interpreta Jerome, voltando à série (espero que seja pra ficar) e a Bárbara, mostrando a sua face vilã, maravilhosa a forma como ela manipula os homens em Arkram. Estranha a forma como eles foram tirados da prisão, a aparição de dois novos personagens, vilões também, mas deixou claro, mais uma vez, que o foco da série serão os bandidos e o que esperar da série daqui pra frente. Cuidado JG!!! Porque agora Gotham City tem um novo time de vilões.
No geral, pra mim a série é muito boa, tirando o personagem principal Gordon, que a meu ver, está sendo mal trabalhado. É como se ele fosse só um espectador dos acontecimentos da história, acho que os produtores limitam muito seu ponto de vista. Espero que mudem isso durante essa temporada.
Reforço que gostei muito dos personagens Jerome e Charada, que são personagens mega importantes para a série e acredito, que ambos, terão um espaço maior na história dessa temporada.
Achei muito bom esse episódio e sempre que lançar outro, tentarei comentar e/ou resumir aqui pra vocês.
E se você gosta da historia de Gotham tenho uma dica literária para você o livro Wayne de Gotham.
Em Wayne de Gotham nós aprendemos um pouco mais sobre o passado (sombrio) da família Wayne. ainda não devorei esse livro mas muita gente fala que o livro foi super fiel ao mundo do personagem, respeitando regras e linhas temporais. Falando em tempo, o livro tem duas linhas temporais entrelaçadas: alguns momentos estamos no presente, seguindo um não-tão-jovem Bruce Wayne em sua busca pela verdade; e em outros estamos acompanhando acontecimentos passados, registrados em um diário secreto de Thomas Wayne. Esse detalhe dá um toque diferente ao livro que é repleto de cenas rápidas e com muitas lutas. O autor é sombrio e surreal, instigando a imaginação do leitor.
Resumindo: se você é fã do Batman, você PRECISA ler esse livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário